Apresentar a gastronomia de Portugal é um desafio permanentemente inacabado, devido à enorme riqueza gastronómica do nosso país, sobejamente conhecida e reconhecida por todos os que aqui vivem ou nos visitam.
Assim, coloca-se a questão de decidir o que destacar numa gastronomia tão rica, em que a variedade e a qualidade são tão elevadas, estejamos a apresentar pratos de peixe ou de carne, a destacar a confeção de produtos hortícolas ou a excelência dos enchidos, apresentemos sopas, entradas ou maravilhosas sobremesas, para não falar dos queijos e doces, do pão e dos vinhos, do azeite e das ervas aromáticas,... enfim, de tudo o que confere excelência à nossa gastronomia.
As sugestões seguintes, organizadas de acordo com as antigas regiões de turismo, são apenas uma pequena parte desse património, para abrir o apetite...
As sugestões seguintes, organizadas de acordo com as antigas regiões de turismo, são apenas uma pequena parte desse património, para abrir o apetite...
Cozido à portuguesa |
Na região da Costa Verde, podemos encontrar todos os deliciosos pratos do norte, como o caldo verde, o bacalhau, os rojões, o pato com arroz, o sarrabulho, entre outros pratos regionais. Em Viana do Castelo, o arroz com bacalhau e o polvo à Margarida da Praça. Em Caminha, os eirós cozidos e o sargo. Em Paredes de Coura, o bacalhau à Miquelina; em Monção, o cabrito assado, o sável e a lampreia; em Melgaço, os presuntos; no Porto, as famosas tripas ou uma "francesinha".
Em relação às sobremesas, podemos saborear ricos e variados doces confecionados, tradicionalmente, pelas freiras - "São Gonçalo" e "papos de anjo", o "doce de travessa", o "arroz doce" e a "aletria", as "rabanadas", os "sonhos" e os "mexidos", o delicioso "pão-de-ló" e os doces à base de gema de ovo e de massa de amêndoa.
Caldo verde |
Tripas à moda do Porto |
Os peixes frescos e os crustáceos fazem parte de todos os pratos regionais, como a popular "caldeirada" mas, poderá também desfrutar das sardinhas e dos mariscos de Peniche, das amêijoas e dos berbigões da Lagoa de Óbidos e da "caldeirada" de enguias de Aveiro. Poderá, também, provar os deliciosos pratos de carne, como o "leitão" e as espetadas de porco grelhado da Bairrada, a "chanfana" de cabrito de Coimbra e a típica galinha guisada de Alcobaça.
Leitão à Bairrada |
Montanhas
Na parte interior mais montanhosa do país encontrará uma cozinha rica e deliciosa. Como se pode ver pelas "alheiras" de Mirandela, particularmente populares no Inverno e a "feijoada à transmontana" de Vila Real ou pela muito famosa "bola de carne" de Lamego. Não deixe de provar os excelentes presuntos e perdizes do Pinhel e as enguias e trutas do Sabugal. O cabrito cozido no forno com arroz sobre o molho da carne e as "morcelas" são muito típicos das zonas baixas da região das montanhas, assim como os "maranhos" da zona da Sertã.
Maranhos |
Costa de Lisboa
Esta região é um oásis de peixes onde pode encontrar peixes e berbigões frescos em todo o lado; os mexilhões da Ericeira e do Cabo da Roca; os salmonetes, as amêijoas e as ostras de Setúbal; o peixe-espada de Sesimbra e os crustáceos de Cascais.
Outras especialidades típicas desta zona são os queijos de cabra e de ovelha do Sobral de Monte Agraço e de Azeitão, os folhados da Malveira e o "pão de ló" de Loures, os saborosos doces de noz e ovos de Cascais, os "zimbros" de Sesimbra, as "queijadas" de Sintra;
Na cidade de Lisboa, pode provar todas as especialidades da cozinha portuguesa. Encontrará pratos típicos do país como as sardinhas assadas, as amêijoas "à Bulhão Pato", sopas de peixe "à fragateira"... e deliciosos e variados pratos à base de bacalhau. Para além de diversas outras sobremesas, não se esqueça de provar os pastéis de Belém.
Zimbros |
Pastéis de Belém |
Nesta região, a comida é também muito variada e saborosa. Pode escolher entre as enguias guisadas, a sopa de sável ou a lampreia do Tejo, os chouriços de Castelo de Vide, de Nisa, de Arronches ou de Arraiolos, ou o cabrito guisado, a lebre com feijões vermelhos e o coelho frito em azeite do Alentejo. Prove os deliciosos pães da região, que pode comer com os queijos de ovelha de Serpa, de Nisa e de Évora ou com o queijo de cabra do Alandroal. Nesta região encontrará também uma pastelaria muito variada, como as "celestes" de Santarém, a "palha" de Abrantes, os bolos "imperiais" de Almeirim, os de Évora confecionados à base de ovos e de massa de amêndoa e os doces dos conventos de Portalegre e de Beja.
Queijos de Serpa |
Além de uma cozinha internacional de grande qualidade que provém da expansão da atividade turística, esta região também tem para oferecer muitos e deliciosos pratos regionais - sopas de mariscos, caracóis com oregãos, carnes de porco e amêijoas na cataplana, polvo seco assado no forno (Lagos) e lulas grelhadas. Uma referência especial aos pastéis de figo, aos pastéis de ovos e amêndoas, em forma de pequenos animais e frutas, aos famosos "D. Rodrigo" e "morgado" de Lagos, aos folhados de Olhão e aos pastéis de gema de ovos, de massa de amêndoa e de caramelo de Tavira.
Pastéis de figos |
De entre todas as especialidades da Madeira, há que destacar as deliciosas "espetadas" com carne de vitela em pau de loureiro, os bifes de atum e o excelente peixe espada. Vale também a pena provar o "inhame", um tubérculo típico da região.
Nestas nove ilhas será presenteado com deliciosos peixes grelhados e com pratos originais como a sopa do Espírito Santo, o alambique, o saboroso polvo cozido com vinagre, a vitela à Terceira, a batata doce com linguiça e o famoso cozido de São Miguel que é aquecido na lava do vale das Furnas.
Cozido de São Miguel |
Vitela à Terceira
Fonte:
http://blog.toprural.pt/rota-de-sabores-para-saborear-pratos-tipicos-portugueses |
Sem comentários:
Enviar um comentário