Gastronomia

Apresentar a gastronomia de Portugal é um desafio permanentemente inacabado, devido à enorme riqueza gastronómica do nosso país, sobejamente conhecida e reconhecida por todos os que aqui vivem ou nos visitam.
Assim, coloca-se a questão de decidir o que destacar numa gastronomia tão rica, em que a variedade e a qualidade são tão elevadas, estejamos a apresentar pratos de peixe ou de carne, a destacar a confeção de produtos hortícolas ou a excelência dos enchidos, apresentemos sopas, entradas ou maravilhosas sobremesas, para não falar dos queijos e doces, do pão e dos vinhos, do azeite e das ervas aromáticas,... enfim, de tudo o que confere excelência à nossa gastronomia.
As sugestões seguintes, organizadas de acordo com as antigas regiões de turismo, são apenas uma pequena parte desse património, para abrir o apetite...
Cozido à portuguesa


Costa Verde
Na região da Costa Verde, podemos encontrar todos os deliciosos pratos do norte, como o caldo verde, o bacalhau, os rojões, o pato com arroz, o sarrabulho, entre outros pratos regionais. Em Viana do Castelo, o arroz com bacalhau e o polvo à Margarida da Praça. Em Caminha, os eirós cozidos e o sargo. Em Paredes de Coura, o bacalhau à Miquelina; em Monção, o cabrito assado, o sável e a lampreia; em Melgaço, os presuntos; no Porto, as famosas tripas ou uma "francesinha".
Em relação às sobremesas, podemos saborear ricos e variados doces confecionados, tradicionalmente, pelas freiras - "São Gonçalo" e "papos de anjo", o "doce de travessa", o "arroz doce" e a "aletria", as "rabanadas", os "sonhos" e os "mexidos", o delicioso "pão-de-ló" e os doces à base de gema de ovo e de massa de amêndoa.
Caldo verde
Tripas à moda do Porto
Sapas de serrabulho
Papos de anjo


Costa de Prata
Os peixes frescos e os crustáceos fazem parte de todos os pratos regionais, como a popular "caldeirada" mas, poderá também desfrutar das sardinhas e dos mariscos de Peniche, das amêijoas e dos berbigões da Lagoa de Óbidos e da "caldeirada" de enguias de Aveiro. Poderá, também, provar os deliciosos pratos de carne, como o "leitão" e as espetadas de porco grelhado da Bairrada, a "chanfana" de cabrito de Coimbra e a típica galinha guisada de Alcobaça.
Leitão à Bairrada


Montanhas
Na parte interior mais montanhosa do país encontrará uma cozinha rica e deliciosa. Como se pode ver pelas "alheiras" de Mirandela, particularmente populares no Inverno e a "feijoada à transmontana" de Vila Real ou pela muito famosa "bola de carne" de Lamego. Não deixe de provar os excelentes presuntos e perdizes do Pinhel e as enguias e trutas do Sabugal. O cabrito cozido no forno com arroz sobre o molho da carne e as "morcelas" são muito típicos das zonas baixas da região das montanhas, assim como os "maranhos" da zona da Sertã. 
Maranhos
Bolas de carne


Costa de Lisboa
Esta região é um oásis de peixes onde pode encontrar peixes e berbigões frescos em todo o lado; os mexilhões da Ericeira e do Cabo da Roca; os salmonetes, as amêijoas e as ostras de Setúbal; o peixe-espada de Sesimbra e os crustáceos de Cascais. 
Outras especialidades típicas desta zona são os queijos de cabra e de ovelha do Sobral de Monte Agraço e de Azeitão, os folhados da Malveira e o "pão de ló" de Loures, os saborosos doces de noz e ovos de Cascais, os "zimbros" de Sesimbra, as "queijadas" de Sintra;
Na cidade de Lisboa, pode provar todas as especialidades da cozinha portuguesa. Encontrará pratos típicos do país como as sardinhas assadas, as amêijoas "à Bulhão Pato", sopas de peixe "à fragateira"... e deliciosos e variados pratos à base de bacalhau. Para além de diversas outras sobremesas, não se esqueça de provar os pastéis de Belém.
Zimbros
Pastéis de Belém
Amêijoas à bulhão pato


Planícies
Nesta região, a comida é também muito variada e saborosa. Pode escolher entre as enguias guisadas, a sopa de sável ou a lampreia do Tejo, os chouriços de Castelo de Vide, de Nisa, de Arronches ou de Arraiolos, ou o cabrito guisado, a lebre com feijões vermelhos e o coelho frito em azeite do Alentejo. Prove os deliciosos pães da região, que pode comer com os queijos de ovelha de Serpa, de Nisa e de Évora ou com o queijo de cabra do Alandroal. Nesta região encontrará também uma pastelaria muito variada, como as "celestes" de Santarém, a "palha" de Abrantes, os bolos "imperiais" de Almeirim, os de Évora confecionados à base de ovos e de massa de amêndoa e os doces dos conventos de Portalegre e de Beja.
Queijos de Serpa
Chouriços de Castelo de Vide


Algarve
Além de uma cozinha internacional de grande qualidade que provém da expansão da atividade turística, esta região também tem para oferecer muitos e deliciosos pratos regionais - sopas de mariscos, caracóis com oregãos, carnes de porco e amêijoas na cataplana, polvo seco assado no forno (Lagos) e lulas grelhadas. Uma referência especial aos pastéis de figo, aos pastéis de ovos e amêndoas, em forma de pequenos animais e frutas, aos famosos "D. Rodrigo" e "morgado" de Lagos, aos folhados de Olhão e aos pastéis de gema de ovos, de massa de amêndoa e de caramelo de Tavira. 
Pastéis de figos
Lulas grelhadas


Madeira
De entre todas as especialidades da Madeira, há que destacar as deliciosas "espetadas" com carne de vitela em pau de loureiro, os bifes de atum e o excelente peixe espada. Vale também a pena provar o "inhame", um tubérculo típico da região.
Espetadas de carne


Açores
Nestas nove ilhas será presenteado com deliciosos peixes grelhados e com pratos originais como a sopa do Espírito Santo, o alambique, o saboroso polvo cozido com vinagre, a vitela à Terceira, a batata doce com linguiça e o famoso cozido de São Miguel que é aquecido na lava do vale das Furnas.

Sem comentários:

Enviar um comentário